Kit Básico de Aromaterapia

Aprenda a montar o seu e conquiste mais saúde e bem-estar

flower essence

Todas as pessoas deviam ter em casa um Kit Básico Aromático. Os óleos essenciais possuem tantos benefícios para a saúde – ajudando-as principalmente a enfrentar pressões emocionais – que deveriam ser usados como produtos para emergência.

Utilizados há séculos para fins terapêuticos, os óleos essenciais são extraídos de várias partes de plantas procedentes de todos os recantos do mundo. No entanto, é preciso seguir alguns critérios para a escolha de óleos essenciais de qualidade.

Observe:

  • Óleos essenciais para fins terapêuticos devem ser controlados desde o cultivo até sua extração e envasamento, mantendo assim seu alto padrão de qualidade;
  • O rótulo deve mencionar o nome científico da planta do qual foi extraído, bem como data de validade e país de origem;
  • No rótulo também deve estar escrito “essência” ou “óleo essencial”. A essência atua apenas no sistema sensorial, não tendo efeito terapêutico;
  • Utilize os óleos somente conforme indicação de um aromaterapeuta habilitado, pois alguns deles podem causar irritação na pele se não forem diluídos corretamente;
  • Tenha sempre junto ao kit um frasco com óleo carreador, que será utilizado para diluição dos óleos essenciais. O kit deve ter armazenamento adequados;
  • Pessoas com sensibilidade cutânea devem ser mais cautelosas. Para verificar a sensibilidade, teste o óleo na sola dos pés – região bem menos sensível do que outras partes do corpo.

Segundo o Dr. Daniel Pénöel, em curso ministrado na região de Provence, os óleos essenciais citados abaixo não podem faltar no seu kit básico: Lavanda, Tea Tree, Gerânio, Menta, Eucalipto Glóbulos e Manjericão. Saiba mais sobre alguns deles:

Lavanda (Lavandula officinalis)

É o mais usado e versátil óleo essencial para fins terapêuticos; proveniente de uma rica flor de cor violeta, produz um óleo essencial que possui muitas propriedades, sendo tão relaxante quanto estimulante. Os antigos romanos a usavam como seu purificador favorito nos banhos. A Lavanda traz os mais abrangentes benefícios, desde acalmar a irritação da criança e aliviar a insônia, até o alívio da ansiedade e da depressão. Suaviza os efeitos de queimadura provocadas pelo sol, prevenindo inflamações. É capaz de criar uma maravilhosa sensação de bem estar e conforto.

Como usar: gotas do óleo de Lavanda ajudam a curar pequenos cortes, escoriações, queimaduras, furúnculos, acnes, dermatites, eczemas e picadas de insetos, prevenindo eventuais inflamações. Basta adicionar algumas gotas em uma compressa e cobrir toda a área afetada. Para tratamentos de beleza e relaxamento na banheira, misture de 5 a 10 gotas do óleo essencial de Lavanda em um pouco de leite morno. Depois, repouse e aproveite!

Tea Tree (Melaleuca Alternifolia)

Há séculos, os aborígenes usam cataplasmas de Tea Tree (melaleuca) para limpar e cicatrizar feridas e úlceras. Este precioso óleo essencial tem efeito comprovado nos três tipos de infecção que atacam o corpo, causados por bactérias, vírus e fungos. Por isso é amplamente aplicado no tratamento e prevenção de quadros de infecção. Poderoso imunoestimulante, aumenta a capacidade de resposta do corpo que se vê ameaçado por quaisquer desses microorganismos. As propriedades altamente anti-sépticas do óleo de Tea Tree são 12 vezes mais potentes que os desinfetantes químicos mais usados, e ele ainda possui a vantagem de ser tanto hipoalergênico como atóxico.

Como usar: para infecções respiratórias, gripes e resfriados, garganta inflamada, amigdalites, gengivites, tosses e congestão, use Tea Tree em gargarejos, bochechos, inalações e aplicações. Usado em máscaras, compressas, escalda-pés ou imersão das mãos, alivia pé-de-atleta e infecções da base das unhas. Acelera a cicatrização da pele cortada, protegendo-a de infecções. Como antifúngico, ajuda a tratar infecções vaginais em banhos de assento, duchas ou aplicações. Como o óleo de Lavanda, o Tea Tree pode ser usado sem diluição, diretamente sobre a área afetada.

Eucalipto Glóbulos (Eucalyptus Globulus)

O óleo essencial de Eucalipto é um anti-séptico natural contra uma grande variedade de infecções, usado largamente para combater problemas respiratórios. Tem efeito geral refrescante no corpo e reduz febres. Das centenas de espécies de eucaliptos nativos da Austrália e da Tasmânia, apenas um pequeno número são cultivadas, por seus óleos essenciais. Durante o verão, as árvores são envoltas por uma névoa azul, provocada pelo óleo essencial que evapora de suas folhas, daí a expressão “as florestas azuis da Austrália”. Em países com alto risco de malária, o Eucalipto ajuda a combater a doença, por possuir a capacidade de absorver a água estagnada, habitat ideal para proliferação das larvas do mosquito.

Como usar: excelente descongestionante e anti-séptico, o óleo essencial de eucalipto ajuda a prevenir gripes, resfriados e infecções de garganta, aliviando tosses secas e severas. Em gargarejos, inalações, vaporizadores, aplicações e banhos, ameniza sinusites e dores de cabeça causadas por congestão, além da falta de ar decorrente de asma e bronquite, fazendo liberar o muco. Na massagem, alivia dores musculares, reumáticas e das articulações. Em compressas ou aplicações tópicas, é eficaz no tratamento de furúnculos, espinhas e herpes simples. Este óleo essencial deve ser usado seguindo rigorosamente as diluições recomendadas pelo profissional.

Gerânio (Pelargonium Graveolens)

Muito versátil, o óleo essencial de Gerânio é eficaz na limpeza do corpo e na reanimação da mente, além de ter efeito equilibrador no sistema nervoso. Alivia ansiedade, depressão e eleva o espírito. Estimulante e regulador da produção de hormônios, é benéfico contra infecções vaginais, TPM e sintomas da menopausa – especialmente a depressão a ela associada. Sua influência aromática ajuda a liberar as memórias negativas e traz de volta à paz. No século XV, jardineiros europeus plantavam gerânio em volta das casas, para manter distantes os maus espíritos.

Como usar: No tratamento da pele, é excelente para cútis desvitalizada, pois equilibra a oleosidade e a secreção de gordura das glândulas sebáceas, tendo efeito adstringente, limpador e tonificante. Reduz a inflamação, alivia acne, estrias e pequenos ferimentos, além de acalmar erupções de sarampo em crianças, quando usado em banhos, compressas e aplicações. Aplicado na loção pessoal ou na drenagem linfática, elimina toxinas e ajuda a aliviar a retenção de líquidos e a combater a celulite. Compressas, banhos ou massagens com Gerânio evidenciam suas propriedades tônicas e limpadoras, ao estimular o figado e combater úlceras bucais e diarréias.

Existem muitos estudos clínicos sobre óleos essenciais que demonstram sua eficácia, o médico francês Daniel Pénöel é notadamente uma referência mundial. E aqueles que desejam fazer sua caminhada com seriedade para conhecer os óleos essenciais podem encontrar mais informações nos cursos de formação.

aromaterapia1

Maria Aparecida das Neves

Formada em Psicologia, com especialização em trastornos alimentares é especialista em terapia floral e pesquisadora em aromatologia com cursos na Inglaterra , França e EUA

Extraído do Informativo em Gotas – Mona’s Flower 2010

Nota de esclarecimento: A ingestão dos óleos essenciais não é reconhecida no Brasil como fazendo parte dos medicamentos oficiais. O uso interno de alguns óleos essenciais, deve ser somente indicado por profissional autorizado e competente.

Anúncios