Conheça mais sobre a inscrição do Memorial do Dr. Mikao Usui

A Inscrição do Memorial do Dr. Usui [1]

A inscrição a seguir é a tradução do memorial de Mikao Usui que se encontra ao lado de seu túmulo, no Japão. Essa inscrição é considerada como a única informação oficial sobre Mikao Usui.

Memorial Usui

“Alguém que estuda muito (isto é, que pratica meditação) e trabalha assiduamente para melhorar o corpo e a mente com o intuito de se tornar uma pessoa melhor é chamado de ‘homem de grande espírito’. As pessoas que usam esse grande espírito para um propósito social, ou seja, para ensinar o caminho correto para muitas pessoas e para fazer o bem coletivo são chamadas de ‘professores’. O Dr. Usui era um desses professores. Ele ensinou o Reiki do universo (energia universal ). Inúmeras pessoas vieram até ele e pediram para ele lhes ensinar o grande caminho do Reiki e para curá-los.

O Dr. Usui nasceu no primeiro ano do período Keio, chamado de Keio Gunnen, em 15 de agosto (1864). Seu prenome era Mikaomi, e seu outro nome é pronunciado Gyoho (ou Kyoho). Ele nasceu na aldeia de Yago, no distrito de Yamagata, região de Gifu. O nome de seu ancestral é Tsunetane Chiba. O nome do seu pai era Uzaemon. O nome da família de sua mãe era Kawaai.  Sabe-se que ele foi um estudante talentoso e esforçado. Quando adulto, viajou para vários países ocidentais e para a China para estudar; trabalhou arduamente, mas a certa altura teve má sorte. Entretanto, ele não desistiu e treinou arduamente a si mesmo.

Um dia, ele foi até o monte Kurama fazer um retiro de 21 dias para jejuar e meditar. No final desse período, ele sentiu, repentinamente, a grande energia Reiki no alto de sua cabeça, a qual levou ao sistema Reiki de cura. Ele usou primeiro o Reiki em si mesmo e depois em sua família. Uma vez que funcionou bem para várias enfermidades, ele decidiu compartilhar seu conhecimento com o público. Abriu uma clínica em Harajuku, Aoyama – Tóquio – em Abril do 11° ano do período Taisho (em 1922). Ele não apenas tratou inúmeras pessoas, algumas das quais tinham vindo de muito longe, mas também ministrou workshops para divulgar seu conhecimento.

Em Setembro do 12° ano do período Taisho (1923), o devastador terremoto Kanto abalou Tóquio. Milhares de pessoas morreram, ficaram feridas ou ficaram doentes como consequência. O Dr. Usui sofreu pelo seu povo, mas também levou o Reiki para a cidade devastada e usou seus poderes de cura nas vítimas sobreviventes. Sua clínica logo ficou pequena para lidar com a multidão de pacientes. Assim, em Fevereiro do 14° ano do período Taisho (1924), ele construiu uma nova clínica nos arredores de Tóquio, em Nakano.

Sua fama se espalhou rapidamente por todo o Japão, e convites para ir a cidades e aldeias distantes começaram a chegar. Uma vez ele foi a Kure, uma outra vez a região de Hiroshima e, então, à região de Saga e Fukuyama.

Foi durante a sua estada em Fukuyama que ele teve um derrame fatal, em 9 de Março do 15° ano do período Taisho (1926). Ele tinha 62 anos de idade.

O Dr. Usui tinha uma esposa chamada Sadako; seu nome de solteira era Suzuki. Eles tinham um filho e uma filha. O filho, Fuji Usui, assumiu o negócio da família depois da morte do Dr. Usui.

O Dr. Usui era uma pessoa muito calorosa, simples e humilde. Ele era fisicamente saudável e bem proporcionado. Era discreto e sempre tinha um sorriso nos lábios; também era muito corajoso em face das adversidades e era, ao mesmo tempo, uma pessoa muito cautelosa. Seus talentos eram muitos. Ele gostava de ler e seu conhecimento sobre medicina, psicologia, previsão do futuro e teologia das religiões do mundo era vasto. Esse hábito de estudar e reunir informação, que conservou pela vida inteira, certamente ajudou a pavimentar o caminho da percepção e compreensão do Reiki. (Acho que isso se refere à sua experiência no monte Kurama). O Reiki não apenas cura doenças, mas amplifica habilidades inatas, equilibra o espírito, torna o corpo saudável e assim auxilia a alcançar a felicidade. Para ensinar isso aos outros, você deve seguir os cinco princípios do imperador Meiji e comtemplá-los no seu coração.

Eles devem ser repetidos diariamente, uma vez de manhã e outra vez à noite.

1)   Não fique zangado hoje.

2)  Não se preocupe hoje.

3)  Seja grato hoje.

4)  Trabalhe arduamente hoje (prática de meditação).

5)  Seja amável com os outros hoje.

O objetivo principal é compreender o antigo método secreto para alcançar felicidade (Reiki) e, desse modo, descobrir a cura eficiente de muitas enfermidades. Se esses princípios forem seguidos, você obterá a bela mente tranquila dos antigos sábios. Para começar a divulgar o sistema Reiki é importante iniciar de um lugar próximo a você (você mesmo); não comece a partir de algo distante, como filosofia ou lógica.

Sente-se calmamente e em silêncio toda manhã e toda noite com as mãos cruzadas na posição ‘Ghasso’, ou ‘Namaste’. Siga os grandes princípios e seja limpo e quieto. Trabalhe no seu coração e faça as coisas a partir do espaço calmo dentro de você. Qualquer um pode ter acesso ao Reiki, pois ele começa dentro de você mesmo!

Paradigmas filosóficos estão mudando o mundo inteiro. Se o Reiki puder ser divulgado por todo o mundo, ele tocará o coração humano e o moral da sociedade. Será útil para muitas pessoas e não apenas curará as doenças, mas a Terra como um todo.

Mais de duas mil pessoas aprenderam Reiki com o Dr. Usui. Outras mais aprenderam com seus discípulos mais adiantados e eles levaram o Reiki ainda mais longe. Mesmo agora, depois da morte do Dr. Usui, o Reiki se disseminará para muitos lugares, durante muito tempo. É uma bênção universal ter recebido o Reiki do Dr. Usui e ser capaz de passar o conhecimento adiante. Muitos dos alunos do Dr. Usui vieram para eregir este memorial no Templo Saihoji, no distrito de Toyotoma.

Pediram-me para escrever essas palavras para ajudar a manter vivo o seu grande trabalho. Aprecio profundamente a sua obra e gostaria de dizer a todos os seus discípulos que estou honrado por ter sido escolhido para esta tarefa. Que muitos possam compreender o grande serviço que o Dr. Usui prestou ao mundo.”

Sr. Ushida, sucessor e amigo  de Mikao Usui,  escreveu a Inscrição sobre a lápide de Mikao Usui

memorialUsui

[1] Inscrição extraído do Livro: O Fogo do Reiki. Editora Pensamento-Cultrix. Petter, Frank Arjava.

Anúncios